Serviços

Clique para solicitar um orçamento ou fale direto no WhatsApp.

Boca do poço, cavalete e subsuperfície — autorização de perfuração (IMASUL e ABNT)

Autorização de Perfuração de Poço Tubular

Toda perfuração de poço tubular é sujeita à autorização por parte do IMASUL, independente do volume captado ou de sua profundidade. Fazemos e protocolamos o pedido de autorização de perfuração de poço tubular, conforme exigências do IMASUL e normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Outorga de uso de água subterrânea (Lei 9.433/97)

Outorga de Direito de Uso de Água

Autoriza o uso da água de acordo com a disponibilidade hídrica, qualidade e finalidade de uso. É indispensável para garantir a legalidade do uso da água. A outorga é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97 — Lei das Águas) e da Política Estadual, possibilitando ao usuário o direito de uso da água do poço tubular (popularmente conhecido como poço artesiano ou semi-artesiano), quando considerado outorgável. Para a outorga, é necessário: análise de água, teste de bombeamento, adequação do poço e apresentação dos documentos exigidos no Manual de Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos.

Estudos hidrogeológicos e modelagem de aquíferos

Estudos Hidrogeológicos

Englobam o estudo de aquíferos, determinação da direção de fluxo de água subterrânea e modelagem para suporte na tomada de decisão, entre outros serviços.

SIRIEMA — Sistema IMASUL: Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CEURH)

Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos

O Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CEURH) é realizado pelo SIRIEMA e constitui o primeiro passo para a regularização do uso da água. É obrigatório para todos os usuários e não confere, por si só, o direito de uso da água. No Estado do Mato Grosso do Sul, foi estabelecido pela Resolução SEMAC nº 05/2012.

Declaração de uso insignificante para água subterrânea

Declaração de Uso Insignificante

O uso insignificante é definido para todo uso dispensado de outorga; todavia, é indispensável o CEURH e a adequação da fonte de captação de acordo com as legislações pertinentes. Essa declaração é obrigatória para todos os poços não outorgáveis, localizados em área rural ou urbana não servida por rede pública de água, que estejam dentro dos critérios para usos considerados insignificantes. É a forma mais simples de regularização.

Tamponamento e desativação permanente de poço

Desativação de Poço

O processo de desativação permanente do poço garante que o serviço seja realizado de forma técnica e dentro das normas do IMASUL, assegurando a proteção dos recursos hídricos subterrâneos.

Desinfecção de poço para controle de qualidade da água

Desinfecção de Poço

Procedimento de limpeza de poços tubulares ou manuais para controle da qualidade da água dessas fontes de captação.

Pesquisa hidrogeológica aplicada

Pesquisa Hidrogeológica

Estudo técnico do aquífero para os mais variados fins, como mineração, licenciamento ambiental, avaliação de viabilidade econômica, entre outros.

Consultoria geológica na mineração em todas as fases

Consultoria Geológica na Mineração

Focada no setor mineral, essa consultoria atende áreas de extração minerária em qualquer fase — início, operação ou encerramento — oferecendo acompanhamento técnico especializado conforme a legislação vigente.

Licenciamento ambiental (LP, LI e LO)

Licenciamento Ambiental

Seu empreendimento precisa de licenciamento ambiental para iniciar (Licença Prévia e/ou Licença de Instalação) ou para continuar as atividades (Licença de Operação)? Entre em contato com a JMGEOLOGIA para esclarecer suas dúvidas e garantir que seu negócio prossiga de forma correta e segura.